Rússia excluída do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Fonte: Wikinotícias

7 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Assembleia Geral da ONU suspendeu na quinta-feira a Rússia da participação no Conselho de Direitos Humanos da ONU em conexão com relatórios de "violações grosseiras e sistemáticas e abusos de direitos humanos por militares russos no território da Ucrânia durante as hostilidades". 93 países votaram a favor da exclusão da Rússia, 24 votaram contra, 58 países se abstiveram.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU, com sede em Genebra, é formado por 47 países.

O mandato do país que faz parte do conselho é de três anos. Em outubro de 2020, a Rússia voltou a ser membro desse órgão após um intervalo de quatro anos.

A última vez que um país foi expulso do Conselho de Direitos Humanos foi em 2011, quando a Líbia foi expulsa por violência contra manifestantes contra o regime de Kadafi.

Os Estados Unidos iniciaram a exclusão da Rússia depois que a Ucrânia acusou tropas russas de matar centenas de civis na cidade de Bucha.

Na terça-feira, falando em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, a representante permanente dos EUA na organização Linda Thomas-Greenfield disse: “A participação da Rússia no Conselho de Direitos Humanos mina a credibilidade do conselho. Isso desacredita toda a ONU.”

Falando antes da votação de quinta-feira, o embaixador ucraniano na ONU, Serhiy Kyslytsya, disse que um voto sim “salvará o Conselho de Direitos Humanos e muitas vidas ao redor do mundo e na Ucrânia”.

O vice-representante permanente russo na ONU, Gennady Kuzmin, disse antes da votação que “agora não é hora de apresentações teatrais" e acusou os países ocidentais e seus aliados de tentarem "destruir a arquitetura de direitos humanos existente”. “Rejeitamos falsas acusações contra nós com base em eventos encenados e notícias falsas generalizadas”, disse Kuzmin.

A Rússia alertou os países que um voto de “sim” ou “abstenção” será visto como um “gesto hostil” com repercussões nas relações bilaterais. Isso é afirmado no documento, que foi revisado pela Reuters.

Falando em uma entrevista coletiva em Bruxelas na quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, saudou a decisão da Assembleia Geral da ONU:

“Um país que comete violações grosseiras e sistemáticas de direitos humanos não deve fazer parte de um órgão cuja tarefa é proteger esses direitos”.

Fontes