Rússia espalha desinformação à medida que a resistência aumenta na Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

26 de fevereiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia enfrentou uma resistência muito mais forte na Ucrânia do que o esperado em Moscou, inclusive durante a ofensiva contra Kiev, e parece ter perdido parte da vantagem conquistada anteriormente. Isso foi anunciado na sexta-feira em uma entrevista a repórteres por um alto funcionário do Departamento de Defesa dos EUA.

“Vemos que os ucranianos estão oferecendo mais resistência do que a Rússia esperava”, disse a fonte à Reuters.

A este respeito, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, twittou uma mensagem em vídeo na noite de sexta-feira em que foi filmado com alguns funcionários na rua para testemunhar que todo o aparato, liderado pelo presidente, está na capital e funcionando, e não fugindo, como alguns alegaram, fontes russas.

“Boa noite a todos. O líder do partido está aqui, o chefe do gabinete do presidente está aqui, o primeiro-ministro Shmyhal está aqui, [assessor do chefe do gabinete do presidente] Podoliak está aqui. [Seu] presidente está aqui. Estamos todos aqui. Nossos militares estão aqui… Estamos todos aqui. Defendemos nossa independência, nosso país. Então vai continuar. Glória aos nossos defensores, glória aos nossos defensores. Glória à Ucrânia!” O presidente Zelensky concluiu seu breve discurso.

Uma fonte do governo dos EUA expressou preocupação com a campanha de desinformação que está sendo travada pela Rússia.

“Nós prestamos homenagem ao povo ucraniano por mostrar força e determinação em resposta ao ataque não provocado de um exército muito maior. Vimos como os soldados ucranianos mostraram uma bravura incrível no primeiro dia de combate, derrubando aviões russos, atirando em tanques e mantendo muitas de suas posições durante ataques pesados, disse a fonte. - Estamos preocupados que a Rússia planeje dissuadi-los e forçá-los a se render por meio de desinformação. Nossas informações indicam que a Rússia está realizando uma campanha de desinformação, publicando relatórios falsos sobre a rendição generalizada das tropas ucranianas. Nossas informações também indicam que a Rússia planeja ameaçar matar familiares de soldados ucranianos se eles não se renderem”.

Fontes