Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre plano de atacar usina nuclear de Zaporizhzhia

Fonte: Wikinotícias

5 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os militares ucranianos disseram na terça-feira que destruíram uma formação de forças russas no leste da Ucrânia. O país disse que o ataque aconteceu em Makiivka.

Autoridades russas disseram que o ataque ucraniano matou um civil e feriu outros 36.

A Ucrânia e a Rússia trocaram acusações de que o outro lado planeja atacar a usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pelos russos, no sudeste da Ucrânia.

O local tem estado no centro de tais temores durante grande parte do conflito desde que a Rússia invadiu em fevereiro de 2022. A agência de vigilância nuclear das Nações Unidas alertou repetidamente sobre o potencial de catástrofe com bombardeios ocorrendo na área.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que discutiu o assunto em um telefonema com o presidente francês, Emmanuel Macron.

Um assessor do chefe da entidade russa que opera a rede nuclear acusou a Ucrânia de planejar usar "armas de alta precisão e longo alcance" para realizar um ataque à usina de Zaporizhzhia.

A usina de Zaporizhzhia é a maior usina nuclear da Europa e está sob controle russo desde as primeiras semanas de sua invasão.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, disse em comunicado na terça-feira que a usina perdeu a conexão com sua principal linha de energia externa, o que significa que teve que mudar para um backup para obter a eletricidade necessária para "funções essenciais de segurança e proteção nuclear".

Fontes