Rússia diz que uso de celular permitiu ataque ucraniano

Fonte: Wikinotícias

4 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O uso de celulares pelas tropas russas permitiu o ataque da Ucrânia em uma cidade controlada por Moscou no leste da Ucrânia, disse o Ministério da Defesa da Rússia na quarta-feira.

"Já é óbvio que o principal motivo do ocorrido foi a ativação e o uso massivo - contrário à proibição - pelo pessoal de telefones celulares em uma zona de alcance de armas inimigas", afirmou o ministério em comunicado.

"Esse fator permitiu ao inimigo rastrear e determinar as coordenadas da localização dos soldados para um ataque com míssil", acrescentou.

A Ucrânia assumiu a responsabilidade pelo ataque em Makiivka na segunda-feira. As forças russas controlam a cidade e transformaram uma escola em quartel militar.

O tenente-general russo Sergei Sevryukov disse em um comunicado em vídeo divulgado pelo ministério na quarta-feira que o número de mortos aumentou para 89, de 63 anunciados na segunda-feira. Ele disse que mais corpos foram encontrados sob os escombros do prédio, informou a Agence France-Presse.

"Uma comissão está trabalhando para investigar as circunstâncias do que aconteceu", disse ele.

Correspondentes de guerra russos disseram que os soldados nos quartéis de Makiivka consistiam em grande parte de russos recém-mobilizados, segundo a AFP. Eles acrescentaram que os soldados estavam estacionados em um prédio desprotegido que foi destruído porque a munição armazenada no local detonou durante o ataque.

Na terça-feira, os enlutados se reuniram em várias cidades da região do Volga em Samara - de onde vieram alguns dos militares.

Notícia relacionada

Fontes