Rússia condena violência em Israel e Palestina

Fonte: Wikinotícias

10 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia condenou na segunda-feira a violência em Israel e nos territórios palestinos, mas criticou os Estados Unidos pela sua abordagem, que ignorou a necessidade de um Estado palestino independente.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, condenou a violência, mas disse que o Ocidente é míope se acreditar que pode simplesmente condenar os ataques a Israel e depois esperar uma vitória israelense sem resolver a causa da instabilidade: a existência da Palestina.

“Não posso deixar de mencionar a política destrutiva dos Estados Unidos, que frustra os esforços coletivos no âmbito do quarteto de mediadores internacionais”, disse Lavrov à imprensa depois de se reunir em Moscou com o chefe da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit.

Segundo Lavrov, os Estados Unidos tentaram "monopolizar" o diálogo entre palestinos e israelenses e afastar-se da questão da criação de um Estado palestiniano em favor de conversações sobre como aliviar os problemas socioeconômicos dos palestinianos.

Os ataques de Israel também deixaram centenas de mortes na Faixa de Gaza. O país faz um cerco contra a região no momento, com milhões de pessoas sem acesso a eletricidade.

Notícias relacionadas

Fontes