Rússia celebra o Dia da Vitória

Fonte: Wikinotícias

9 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em 9 de maio, a Rússia celebra o Dia da Vitória. Na maioria dos países, incluindo os Estados Unidos, o fim da Segunda Guerra Mundial é considerado 8 de maio, quando foi assinado o ato de rendição da Alemanha nazista.

Neste ano, a invasão da Ucrânia tornou-se tema. A declaração do chefe da Guarda Russa, Viktor Zolotov, diz que as tropas russas estão agora “liberando heroicamente o território da Ucrânia dos nacionalistas.”

O ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, afirmou: “as ações de Putin e seus subordinados na Ucrânia são uma cópia de como os nazistas agiram durante a Segunda Guerra Mundial.”

“Ao invadir a Ucrânia, Putin, seu círculo íntimo e seus generais estão copiando o fascismo e a tirania de 70 anos atrás, repetindo os erros dos regimes totalitários do século passado”, explicou o ministro britânico.

Mais cedo, o secretário de Estado Anthony Blinken reiterou a prontidão dos Estados Unidos para “confrontar a agressão e a desumanidade que ainda afligem nosso mundo.”

“Hoje, a guerra está acontecendo novamente na Europa, e devemos aumentar nossa determinação para confrontar aqueles que estão tentando manipular a memória histórica para promover suas próprias ambições. A vitória dos Aliados sobre os nazistas deve ser reverenciada como uma manifestação de heroísmo coletivo e auto-sacrifício... Putin está tentando distorcer a história para tentar justificar sua guerra brutal e não provocada contra a Ucrânia”, disse o chefe do Departamento de Estado.

Hoje, o povo da Ucrânia encarna “o espírito daqueles que venceram a Segunda Guerra Mundial”, enfatizou o ministro das Relações Exteriores dos EUA.

Ao contrário da tradição, não houve líderes de estados estrangeiros na Parada da Vitória na Praça Vermelha este ano. Como explicou o secretário de imprensa do presidente da Federação Russa, Dmitry Peskov, isso se deve ao fato de a data não ser um aniversário. É verdade que anteriormente tais razões não interferiram na chegada dos chefes de vários estados a Moscou em 9 de maio.

Fontes