Rússia bombardeia Kiev enquanto líderes europeus viajam para a capital ucraniana

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Três líderes europeus se dirigiram a Kiev na terça-feira, quando as forças russas bombardearam a capital ucraniana e outras cidades quase três semanas após a invasão russa de seu vizinho.

Bombardeios russos atingiram Kiev na terça-feira, incluindo um que atingiu um prédio de apartamentos, matando quatro pessoas e iniciando um incêndio que desencadeou um esforço de resgate frenético, disseram autoridades. O prefeito de Kiev, Vitaly Klitschko, anunciou um toque de recolher de 35 horas para a cidade a partir da noite de terça-feira.

O primeiro-ministro tcheco Petr Fiala disse que estava viajando para Kiev na terça-feira junto com o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki e o primeiro-ministro esloveno Janez Jansa para representar o Conselho Europeu em uma reunião com o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy e o primeiro-ministro Denys Shmyhal.

“O objetivo da visita é confirmar o apoio inequívoco de toda a União Europeia à soberania e independência da Ucrânia”, disse Fiala. “O objetivo desta visita também é apresentar um amplo pacote de apoio à Ucrânia e aos ucranianos.”

“Em tempos tão críticos para o mundo, é nosso dever estar onde a história é forjada”, escreveu Morawiecki no Facebook. “Porque não é sobre nós, mas sobre o futuro de nossos filhos que merecem viver em um mundo livre de tirania.”

A União Europeia anunciou uma nova rodada de sanções contra a Rússia que inclui proibições de transações com certas empresas estatais ou novos investimentos no setor de energia da Rússia, bem como restrições comerciais mais rígidas sobre ferro, aço e bens de luxo.

Também há sanções contra “oligarcas-chave, lobistas e propagandistas que pressionam a narrativa do Kremlin sobre a situação na Ucrânia, bem como empresas-chave nos setores de aviação, militar e de uso duplo, construção naval e construção de máquinas”.

“Este quarto pacote de sanções é outro grande golpe na base econômica e logística da qual a Rússia depende para realizar a invasão da Ucrânia”, disse o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, em comunicado na terça-feira. “O objetivo das sanções é que o presidente Putin pare essa guerra desumana e sem sentido.”

Fontes