Rússia ataca novamente regiões portuárias da Ucrânia
21 de julho de 2023
Mísseis de cruzeiro russos atingiram instalações de armazenamento de exportação de alimentos ucranianos em Odesa no início da sexta-feira.
"Infelizmente, os terminais de grãos de uma empresa agrícola na região de Odesa foram atingidos. O inimigo destruiu 100 toneladas de ervilhas e 20 toneladas de cevada", disse o governador regional Oleh Kiper no aplicativo de mensagens Telegram.
Duas pessoas ficaram feridas, disse Kiper, enquanto as autoridades relataram sete mortos em ataques aéreos russos em outras partes da Ucrânia.
Moscou descreveu os ataques como retaliação após o ataque da Ucrânia na ponte construída pela Rússia que liga à Crimeia. A Rússia acusa a Ucrânia de usar o corredor marítimo para lançar ataques terroristas.
A Rússia disse que sua frota do Mar Negro praticou disparos de foguetes contra "alvos flutuantes" e consideraria que todos os navios que se dirigem para as águas ucranianas estão potencialmente carregando armas.
Kiev respondeu com um aviso semelhante sobre navios com destino à Rússia.
Desde que o acordo de grãos expirou na segunda-feira, o número de navios que carregam cargas de grãos da área do Mar Negro caiu 35%. A incerteza aumenta sobre se a Rússia poderia atingir o tráfego comercial, e as companhias de seguros de transporte marítimo suspenderam a cobertura para remessas da Ucrânia, exceto nos portos menores, disseram fontes do setor de seguros na sexta-feira.
Fontes
- ((en)) Redação. Latest in Ukraine: Russia Targets Grain Storage After Black Sea Barrage — Voz da América, 21 de julho de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |