Rússia assume o controle da cidade portuária ucraniana de Kherson

Fonte: Wikinotícias

3 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As forças russas assumiram nesta quinta-feira o controle da estratégica cidade portuária ucraniana de Kherson, enquanto continuavam a bombardear grandes cidades em uma ofensiva que forçou mais de 1 milhão de pessoas a fugir do país.

Autoridades do governo local e militares russos confirmaram a apreensão de Kherson, a primeira cidade a cair na invasão russa da Ucrânia, após dias de disputas sobre quem estava no controle. Um oficial de defesa dos EUA disse que Washington não pôde confirmar o desenvolvimento.

A tentativa de Moscou de tomar rapidamente a capital ucraniana aparentemente estagnou, mas os militares obtiveram ganhos significativos no sul como parte dos esforços para cortar a conexão do país com os mares Negro e Azov.

Apesar dos ataques russos a Kharkiv, Chernihiv e Mariupol, o Ministério da Defesa do Reino Unido disse na quinta-feira que todos permanecem nas mãos dos ucranianos.

“Somos um povo que em uma semana destruiu os planos do inimigo”, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy em um discurso em vídeo na quinta-feira. “Eles não terão paz aqui. Eles não terão comida. Eles não terão aqui um momento de silêncio.”

Tropas russas também estavam sitiando a cidade portuária de Mariupol, a leste de Kherson, uma tentativa que o prefeito Vadym Boichenko disse ter como objetivo isolar a Ucrânia.

“Eles estão tentando criar um bloqueio aqui”, disse Boichenko na quinta-feira em um vídeo transmitido. Ele disse que os russos estão atacando estações ferroviárias para impedir a evacuação de civis e que os ataques cortaram a água e a energia.

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, citou expectativas antes da invasão de que a Rússia ultrapassaria rapidamente a Ucrânia, escrevendo no Facebook: “Ninguém, nem na Rússia nem no Ocidente, acreditava que duraríamos uma semana”. Ele acrescentou que, embora haja desafios pela frente, a Ucrânia tem “todos os motivos para estar confiante”.

Fontes