Rússia anuncia captura de cidade ferroviária estratégica no leste da Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

28 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As forças armadas da Rússia dizem que tomaram a cidade de Lyman, no leste da Ucrânia, um importante centro ferroviário na região de Donetsk. A captura pode sinalizar uma mudança de impulso na invasão da Ucrânia.

“Após as ações conjuntas das unidades da milícia da República Popular de Donetsk e das forças armadas russas, a cidade de Krasny Liman foi totalmente libertada dos nacionalistas ucranianos”, disse o Ministério da Defesa em comunicado, usando o nome russo para Lyman.

No sábado, a Rússia também disse que testou com sucesso mísseis hipersônicos no Ártico. O Ministério da Defesa disse que o míssil de cruzeiro hipersônico Zircon viajou 1.000 quilômetros e “atingiu com sucesso” um alvo no Ártico.

Assumir o controle de Lyman prepara o terreno para a Rússia iniciar a próxima fase de sua ofensiva na região de Donbas. A cidade está localizada a 40 quilômetros a oeste de Sievierodonetsk, a maior cidade de Donbas ainda mantida pelas forças ucranianas.

Sievierodonetsk, foco principal da ofensiva de Moscou, está agora sob forte ataque. O governador da região de Luhansk, que junto com Donetsk compõe o Donbas, disse na sexta-feira que tropas russas entraram em Sievierodonetsk.

“Se a Rússia conseguisse assumir essas áreas, isso provavelmente seria visto pelo Kremlin como uma conquista política substantiva e seria retratado ao povo russo como justificando a invasão”, disse o Ministério da Defesa britânico no sábado.

A região leste de Donbas é o coração industrial da Ucrânia e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, acusou Moscou de realizar um “genocídio” lá.

Em seu discurso noturno em vídeo na sexta-feira, Zelenskyy disse que a Ucrânia defenderá “tanto quanto nossos recursos de defesa atuais permitirem”.

Ele fez um tom desafiador contra a ofensiva da Rússia no leste da Ucrânia: “Se os ocupantes pensam que Lyman ou Sievierodonetsk serão deles, eles estão errados. Donbas será ucraniano.”

Ucrânia busca foguetes avançados

Autoridades militares dos EUA reconhecem que falaram repetidamente com autoridades ucranianas sobre os pedidos de Kyiv por armas mais novas e avançadas que poderiam ajudar a impedir os ganhos russos no Donbas, mas se recusam a dizer publicamente se esses sistemas serão entregues em breve.

A Ucrânia vem pleiteando há semanas com os EUA para obter sistemas de lançamento múltiplo de foguetes de fabricação americana, ou MLRS, que são mais poderosos e mais manobráveis do que os obuses e outros sistemas de artilharia que Washington e o Ocidente forneceram até o momento.

Esses apelos só ficaram mais altos à medida que as forças russas avançaram no leste da Ucrânia, fazendo o que autoridades de defesa dos EUA descreveram como “ganhos incrementais” em uma luta que contou com artilharia e outros chamados fogos de longo alcance.

Fontes