Rússia analisa revogar ratificação do Tratado Global de Proibição Nuclear

Fonte: Wikinotícias
Explosão de bomba nuclear

10 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os legisladores russos terão até 18 de outubro para examinar formas de rescindir a ratificação do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT), uma proibição global de testes nucleares.

Numa declaração na segunda-feira, o chefe da CTBTO, Robert Floyd, expressou preocupação com os acontecimentos. “A proibição dos testes nucleares continua sendo essencial para prevenir a propagação de armas nucleares e para salvaguardar as gerações atuais e futuras dos efeitos nocivos dos testes nucleares explosivos”, disse ele.

Washington criticou a medida. No entanto, o presidente russo Vladimir Putin disse que a possível ação para revogar a ratificação iria alinhar a Rússia com os Estados Unidos, que assinaram mas não ratificaram o pacto.

O tratado de 1996 que proíbe “qualquer explosão de teste de armas nucleares ou qualquer outra explosão nuclear” em qualquer parte do mundo foi assinado por 187 nações, mas não foi ratificado por oito delas, incluindo os Estados Unidos.

A Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (ICAN) instou Moscou a repensar. "Os tratados internacionais… são fundamentais para garantir que os testes nucleares, que prejudicaram a saúde das pessoas e espalharam contaminação radioativa duradoura, não sejam retomados", alegou.

Daryl Kimball, diretor executivo da Associação de Controle de Armas, com sede em Washington, disse que a medida poderia “levar a Rússia e o mundo de volta a uma era perigosa de ameaças nucleares retaliatórias”.

Fontes