Rússia afirma ter repelido incursão na região de Belgorod

Fonte: Wikinotícias

23 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um alto funcionário russo afirmou na terça-feira que as tropas de Moscou repeliram um ataque transfronteiriço da Ucrânia na região de Belgorod e que a Rússia matou mais de 70 dos atacantes em uma batalha que durou cerca de 24 horas.

Moscou culpou os sabotadores militares ucranianos pelo ataque, enquanto Kiev afirmou que foi um levante contra o Kremlin por guerrilheiros russos. Não foi possível verificar de forma independente as alegações.

Dissidentes russos insatisfeitos com as políticas do presidente russo, Vladimir Putin, instigaram o ataque, alegou a vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, na terça-feira.

"Estes são patriotas russos, como nós entendemos. Pessoas que realmente se rebelaram contra o regime de Putin", disse ela.

"Não há soldados ucranianos em solo russo. Eles não estão supervisionando a operação", disse Ilya Ponomarev, um político russo exilado que reside na Ucrânia e diz ser representante político do grupo envolvido na operação.

A luta ocorreu cerca de 80 quilômetros ao norte da cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia. O porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, afirmou que os atacantes armados foram mortos por unidades de tropas locais, ataques aéreos e fogo de artilharia.

"Os remanescentes dos nacionalistas foram levados de volta ao território da Ucrânia, onde continuaram a ser atingidos pelo fogo até serem completamente eliminados", disse Konashenkov. Ele não mencionou nenhuma vítima russa.

Konashenkov disse que quatro veículos blindados de combate e cinco picapes usadas pelos atacantes foram destruídos. O governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, disse que o ataque teve como alvo a área rural ao redor da cidade de Graivoron, a cerca de cinco quilômetros da fronteira. Doze civis ficaram feridos no ataque, disse ele, e uma mulher mais velha morreu durante a evacuação.

O Comitê Investigativo da Rússia, sua principal agência de aplicação da lei, anunciou uma investigação sobre suposto terrorismo e tentativa de homicídio em conexão com o incidente. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o ataque "provoca preocupações profundas" e um "esforço maior" é necessário para evitar tais ataques no futuro.

Fontes