Rússia acusada de cometer 'terrorismo de Estado'
15 de março de 2022
O presidente da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Zbigniew Rau, disse na segunda-feira que os ataques da Rússia a civis ucranianos, bem como a escolas e hospitais, são “terrorismo de Estado”.
“A força invasora começou a atacar a população civil e a infraestrutura na tentativa de quebrar o espírito do povo ucraniano”, disse Rau. “Isso é deplorável e vergonhoso e equivale a terrorismo de estado. Escolas, hospitais e jardins de infância estão sendo deliberadamente alvejados com armas proibidas internacionalmente”.
As Nações Unidas disseram ter relatos confiáveis de que as forças russas estão usando munições cluster em áreas povoadas.
Rau, que é o ministro das Relações Exteriores da Polônia, dirigiu-se ao Conselho de Segurança da ONU na segunda-feira, na qualidade de presidente da OSCE para 2022.
A Rússia é membro da OSCE, e Rau disse que Moscou o acusou de parcialidade em sua resposta ao conflito.
“Tenho apenas uma resposta a esse tipo de acusação: a imparcialidade termina onde começam as violações flagrantes do direito internacional humanitário”, disse ele.
Rau disse esperar que Moscou honre suas obrigações e compromissos internacionais, acrescentando que qualquer solução política sustentável “deve respeitar plenamente a soberania, a integridade territorial e a independência da Ucrânia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas”.
Fonte
- ((es)) Margaret Besheer. La OSCE acusa a Rusia de cometer 'terrorismo de Estado' — VOA, 14 de março de 2022
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |