Rússia: se Zelensky quiser, conflito "terminará amanhã"
9 de dezembro de 2022
O fim do conflito entre a Rússia e a Ucrânia depende do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse o porta-voz do Kremlin russo, Dmitry Peskov.
Falando em coletiva de imprensa ontem (8), o porta-voz Peskov disse: "(o presidente Zelensky) sabe quando isso vai acabar" e "pode acabar amanhã se ele quiser".
Os comentários vêm no momento em que a Rússia exige que a Ucrânia reconheça a Península da Crimeia e outros territórios ocupados como território russo como condição para o fim da invasão.
No entanto, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse em entrevista ao jornal Wall Street Journal (WSJ) no dia 8 que não faltará compromisso "na questão da integridade territorial".
"A Rússia está se preparando para novas batalhas e operações ofensivas, não para negociações. Não há nada que mostre que está pronta para o diálogo", disse Kuleba.
Enquanto isso, a agência de notícias Reuters informou hoje (9) que as forças russas abriram fogo em toda a frente de Donetsk, no leste da Ucrânia.
O governador de Donetsk disse que cinco civis foram mortos e dois ficaram feridos em bombardeios russos na região de Donetsk controlada pela Ucrânia.
Fontes
- ((ko)) Redação. 러시아 "젤렌스키가 원하면 내일이라도 종전"…우크라이나 "영토 문제 타협 없어" — Voz da América, 9 de dezembro de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |