Questões raciais movimentam eleição na Bahia

Fonte: Wikinotícias
ACM Neto durante 2º turno das eleições de 2012

24 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, se envolveu em uma controvérsia após se declarar "pardo". Segundo levantamento da imprensa, anteriormente ele havia se declarado "branco" ao Supremo Tribunal Eleitoral.

“Sempre me identifiquei como pardo. Veja que em 2016, quando não havia fundo eleitoral, não havia financiamento partidário e não havia definição de cotas, eu já me autodeclarava dessa forma. É assim que eu me identifico e a autodeclaração, entendo eu, que é resultado da sua identificação”, disse ACM.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluí o grupo de "pardos" juntamente ao de "negros", no entanto ACM Neto afirma não se considerar negro. “Então o erro é do IBGE, não é meu. Simplesmente isso”, declarou ele.

O caso gerou grande repercussão: Na primeira pesquisa DataFolha, ACM Neto possuía 54% das intenções de voto, na semana passada caiu para 49% e na quarta-feira (21) para 48%. Seu principal adversário, Jerônimo (PT) possuía 16% na primeira pesquisa, subiu para 28% e chegou em 31% no último levantamento.

Fontes