Queda na Bovespa ontem foi a maior dos últimos dez anos

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

16 de outubro de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou o dia ontem (15) com queda de 11,39%, a maior dos últimos dez anos. Segundo a Bovespa, a maior queda foi registrada em 10 de setembro de 1998, quando a Bolsa havia caído 15,82%. Só nesta primeira quinzena de outubro, a Bolsa já caiu 25,65%.

Ontem, a Bovespa fechou as negociações às 17h30, meia hora após seu horário normal de funcionamento. Isso porque hoje é dia de vencimento do índice futuro da Bovespa, que necessita das últimas três horas de funcionamento da Bolsa para ser calculado. E como houve interrupção das negociações da Bovespa por meia hora, o tempo de funcionamento da Bolsa teve que ser ampliado.

Desde o dia 29 de setembro deste ano, as operações na Bolsa de Valores de São Paulo sofreram interrupções em cinco oportunidades, quatro delas com duração de meia hora e outra, com interrupção de uma hora. A interrupção desta quarta-feira, denominada circuit breaker, ocorreu às 14h25, quando o Ibovespa operava em queda de 10%. O circuit breaker é acionado toda vez que o pregão apresenta uma queda igual ou superior a 10%, como tentativa de acalmar os investidores.

O volume negociado ontem na Bovespa foi de R$ 9,706 bilhões.

Fontes