Quase 7.000 equatorianos cruzaram Região de Darién este ano

Fonte: Wikinotícias
Região em verde

10 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades colombianas e equatorianas afirmam que, este ano, milhares de equatorianos cruzaram a fronteira pelo departamento de Nariño, na Colômbia, até a selva de Darién.

Segundo Carlos Camargo, da Colômbia, “nos primeiros nove meses de 2022, 6.698 equatorianos passaram pela Região de Darién, um número muito superior às 387 pessoas que o fizeram em 2021”.

Este é “um número significativo que nos leva a alertar sobre os riscos que esses migrantes correm”, acrescentou Camargo.

Por sua vez, ele indica que o número aumentou 1.000% durante os primeiros nove meses de 2022.

O Darién é uma área de selva que une a América do Sul com a América Central, cheia de perigos capazes de causar desde ferimentos até violência sexual e morte.

Diante desse cenário, as autoridades de ambos os países pedem às nações vizinhas que resguardem os direitos humanos das pessoas que buscam chegar aos Estados Unidos.

Camargo também exortou todos os países de trânsito a oferecer acolhimento, “gerar e articular ações que levem à proteção dos direitos das pessoas na mobilidade humana, garantindo uma migração digna, segura, ordenada e regular”.

Dados do Ministério do Interior do Equador indicam que somente em agosto deste ano, 12.252 equatorianos deixaram o país, pela fronteira com a Colômbia.

Desde que o governo dos Estados Unidos anunciou a nova política de imigração para cidadãos venezuelanos, o fluxo de migrantes deste país que entraram irregularmente no Panamá continua a diminuir "consideravelmente", disse o presidente daquele país, Laurentino Cortizo, na semana passada. No entanto, a migração de pessoas do Haiti e do Equador continua sendo um desafio.

O número de imigrantes que atravessam o Darién em um dia caiu significativamente, de 6.000 para 3.000, segundo dados do Governo do Panamá.

Fontes