Pyongyang adverte Seul que comportamento arrogante pode comprometer diálogo

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

23 de outubro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Coreia do Norte advertiu hoje (23) que as conversações de alto nível previstas com a Coreia do Sul podem estar comprometidas por causa do que chamou de comportamento arrogante e provocador.

“Os laços entre os dois países estão agora em uma encruzilhada”, disse a delegação da Coreia do Norte, que iria participar do diálogo proposto, segundo comunicado divulgado pela agência norte-coreana KCNA.

Os dois países concordaram em retomar as conversações de alto nível durante a visita de uma delegação norte-coreana à Coreia do Sul no início do mês.

Seul propôs a data de 30 de outubro para o início das negociações, mas a resposta da Coreia do Norte tem sido a de que o diálogo pode não chegar a ocorrer.

Pyongyang acusa Seul de uma série de episódios militares em terra e no mar, ao longo da fronteira este mês, e do lançamento de panfletos contra a Coreia do Norte, na fronteira, usando balões de gás.

Os lançamentos feitos por ativistas da Coreia do Sul têm sido repetidamente condenados pelo Norte, que tentou atirar sobre os balões no início do mês, iniciando uma troca de tiros de artilharia pesada.

A última rodada de negociações foi em fevereiro e resultou em uma rara reunião de famílias separadas pela guerra.

Fonte