Putin visita Mariupol após parada na Crimeia

Fonte: Wikinotícias

20 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Kremlin diz que o presidente russo, Vladimir Putin, visitou a cidade portuária de Mariupol, ocupada pela Rússia, após uma escala na Península da Crimeia para marcar o nono aniversário da anexação do território por Moscou em 2014.

O líder russo chegou na noite de sábado a Mariupol, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, com imagens de vídeo mostrando Putin conversando com moradores depois de visitar uma escola de arte e um centro infantil na Crimeia.

A visita de Putin à Ucrânia foi a primeira desde a invasão de fevereiro de 2022. Vários líderes ocidentais que apoiam a Ucrânia, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, visitaram Kiev anteriormente.

Mariupol foi um dos centros de combate nos primeiros meses da invasão, embora quando a Rússia assumiu o controle total em maio passado, apenas cerca de 100.000 residentes permaneceram da população de 450.000.

Os noticiários russos disseram que Putin chegou a Mariupol de helicóptero e depois se dirigiu pelos "locais memoriais" da cidade. O canal estatal Rossiya 24 no domingo mostrou Putin conversando com moradores do lado de fora do que parecia ser um complexo residencial recém-construído.

Peskov disse que Putin, depois de deixar Mariupol, se reuniu com líderes militares russos e tropas em um posto de comando em Rostov-on-Don, uma cidade do sul da Rússia cerca de 180 quilômetros mais a leste, e conversou com o general Valery Gerasimov, líder das operações militares russas.

No domingo, o vice-primeiro-ministro russo Marat Khusnullin disse à agência de notícias estatal RIA que a Rússia planeja ficar em Mariupol, dizendo que o governo espera terminar a reconstrução de seu centro bombardeado até o final de 2023.

Fontes