Putin vence eleições sem oposição efetiva

Fonte: Wikinotícias
Vladimir Putin

18 de março de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente russo, Vladimir Putin, comemorou a conquista de um novo mandato de seis anos após uma eleição que não deu aos eleitores alternativas reais devido à intimidação ou prisão da maioria dos potenciais adversários.

Putin disse aos seus apoiantes que considerava a eleição democrática e rejeitou aqueles que protestaram contra a votação.

"Temos muitas tarefas pela frente, mas quando estivermos consolidados - não importa quem queira nos intimidar, reprimir-nos - ninguém jamais teve sucesso na história, eles não tiveram sucesso agora e não terão sucesso nunca no futuro", disse Putin.

As eleições de três dias que começaram na sexta-feira para prolongar o governo de 24 anos de Putin ocorreram num ambiente rigidamente controlado, onde não foram permitidas críticas públicas a Putin ou à sua guerra na Ucrânia.

Os resultados da Comissão Eleitoral Central da Rússia mostraram Putin com 87% dos votos com a maioria dos votos contados.

A agência de notícias Reuters informou que o candidato comunista Nikolai Kharitonov ficou em segundo lugar com pouco menos de 4% dos votos, o recém-chegado Vladislav Davankov em terceiro e o ultranacionalista Leonid Slutsky em quarto.

“As eleições obviamente não são livres nem justas, dada a forma como o Sr. Putin prendeu adversários políticos e impediu que outros concorressem contra ele”, disse o porta-voz do conselho de segurança nacional da Casa Branca, segundo a Reuters.

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]