Putin se reúne com chefe da AIEA sobre 'preocupação' com usina nuclear de Zaporiza

Fonte: Wikinotícias

13 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu com o secretário-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, para discutir a situação na usina nuclear de Zaporiza, na Ucrânia.

Putin disse em uma reunião em São Petersburgo que estava preocupado com a situação na usina nuclear de Zaporiza, e disse que a Rússia está aberta ao diálogo e discutirá "todas as questões" sobre a operação da usina nuclear.

Em resposta, o secretário-geral Grossi enfatizou a necessidade de estabelecer urgentemente uma zona segura ao redor da usina nuclear de Zaporiza.

O diretor-geral Grossi disse que a usina nuclear e seus arredores estão se tornando cada vez mais perigosos e desafiadores devido aos frequentes ataques militares que podem ameaçar a segurança nuclear.

“A situação é extremamente difícil agora”, disse ele, enfatizando que o estabelecimento de uma área protegida para a usina nuclear e seus arredores não deve ser adiado por mais tempo.

O risco de acidentes na usina nuclear de Zaporiza aumentou desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, com danos de bombardeio às instalações, danificando a linha de energia de 750kV.

Fontes