Putin parabeniza Biden por vencer a eleição presidencial

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

15 de dezembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O líder russo Vladimir Putin parabenizou Joe Biden por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos (EU) esta manhã.

De acordo com o resultado da votação do Colégio Eleitoral ontem, o democrata Biden recebeu 306 votos contra 232 do republicano, o atual chefe da Casa Branca Donald Trump.

Putin desejou muito sucesso a Biden e expressou confiança de que a Rússia e os Estados Unidos, apesar de suas diferenças, podem contribuir para a solução de muitos problemas e desafios. "De minha parte, estou pronto para interação e contato com você", encerrou Putin na nota divulgada pelo Kremlin.

No dia 6 de janeiro os resultados devem ser oficializados pelo Congresso.

Bolsonaro mantém silêncio

O presidente Jair Bolsonaro, que há semanas guardava silêncio como os representantes da China, Coreia do Norte, Rússia e Venezuela, ainda não se manifestou. Segundo o UOL, a felicitação de Putin "deixou o presidente Jair Bolsonaro como o último chefe de estado entre as grandes economias a evitar fazer um gesto de reconhecimento da derrota de Donald Trump, seu principal aliado no mundo". O site também enfatiza que Bolsonaro não pretendia reconhecer a derrota de Trump, sustentando as mesmas mentiras contadas pelo republicano, de que as eleições haviam sido fraudadas, o que já foi negado após diversas recontagens e auditorias por autoridades eleitorais.

Bolsonaro tem em Biden um desafeto pelo novo presidente dos EU defender um maior cuidado com a Região Amazônica, para evitar seu desmatamento. Foi após saber da vitória de Biden no início de novembro que Bolsonaro ao fez uma de suas declarações mais polêmicas, que inclusive gerou memes nas redes sociais. Falando sobre um "grande candidato a chefia de Estado" [Biden] que havia prometido impor sanções ao Brasil devido ao desmatamento da Amazônia, Bolsonaro disse: "quando acaba a saliva, tem que ter pólvora".

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit