Putin implantará armas nucleares táticas na Bielorrússia

Fonte: Wikinotícias

25 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou um acordo no sábado para implantar armas nucleares táticas na vizinha Bielorrússia, dizendo que os Estados Unidos colocam essas armas no território de seus aliados há décadas.

Em entrevista à televisão estatal russa, traduzida pela Reuters, Putin disse que "o gatilho para seus comentários foi a declaração do vice-ministro da defesa britânico de que eles vão fornecer munições de urânio empobrecido para a Ucrânia".

O urânio empobrecido é um subproduto do processo de enriquecimento de urânio necessário para criar armas nucleares.

As armas nucleares táticas têm curto alcance e baixo rendimento em comparação com as ogivas nucleares instaladas em mísseis de longo alcance, que são muito mais potentes.

Os Estados Unidos têm cerca de 200 armas nucleares táticas. As bombas nucleares B61 de 4 metros têm rendimentos de 0,3 a 170 quilotons. Cerca de metade delas são implantados em bases aéreas na Itália, Alemanha, Turquia, Bélgica e Holanda.

Os EUA acreditam que a Rússia tem cerca de 2.000 ogivas táticas em funcionamento.

Moscou, que nunca implantou suas armas nucleares fora de suas fronteiras, diz que manterá o controle sobre elas. No entanto, Putin não disse quantas armas nucleares táticas enviaria para a Bielorrússia ou quando o faria - apenas que a construção da instalação de armazenamento estaria concluída em 1º de julho.

A Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares denunciou o que chamou de uma escalada extremamente perigosa.

"No contexto da guerra na Ucrânia, a probabilidade de erro de cálculo ou má interpretação é extremamente alta. Compartilhar armas nucleares torna a situação muito pior e arrisca consequências humanitárias catastróficas", afirmou em um tuíte.

Fontes