Putin faz declaração à mídia russa

Fonte: Wikinotícias

16 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Putin parece não se incomodar com a oposição e disse à mídia russa na quarta-feira que continuará o que descreve como uma “operação especial” na Ucrânia.

“O Ocidente está tentando convencer seus cidadãos de que suas dificuldades são resultado das ações da Rússia, mas isso é uma mentira”, disse Putin à mídia russa.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que os ministros reunidos em Bruxelas concordaram que a aliança deve continuar a fornecer apoio significativo à Ucrânia, incluindo suprimentos militares, ajuda financeira e ajuda humanitária. Ele também pediu à Rússia que pare seus ataques à Ucrânia.

Mais cedo, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, destacou o apoio à capacidade da Ucrânia de se defender, bem como o compromisso dos EUA de ajudar qualquer aliado da OTAN que seja atacado.

“Acho que nossa presença aqui envia um sinal ao mundo de que permanecemos unidos em nosso apoio à Ucrânia e condenamos a invasão não provocada e injustificada da Rússia na Ucrânia”, disse Austin.

A Rússia se opôs à presença da OTAN perto de suas fronteiras e buscou uma garantia de que a Ucrânia nunca ingressará na aliança. A Otan insiste que os países são livres para tomar suas próprias decisões sobre os laços de segurança.

Embora a Ucrânia não faça parte da OTAN, sete países da OTAN compartilham fronteiras com a Rússia, a Ucrânia ou a Bielorrússia, aliada russa, e essa proximidade levantou preocupações de um conflito mais amplo.

Stoltenberg disse na quarta-feira que há 100.000 soldados dos EUA na Europa e outros 40.000 soldados sob comando direto da Otan, bem como centenas de milhares mais em alerta intensificado em todas as nações da Otan.

Biden deve se juntar a outros líderes da Otan em Bruxelas para uma cúpula que acontecerá em 24 de março, marcando um mês desde que a Rússia lançou sua invasão depois de negar por meses que planejava fazê-lo.

Na Ucrânia, a agência de emergências do país informou que um prédio residencial de 12 andares estava entre os alvos atingidos pelas forças russas. Autoridades ucranianas também disseram que a Rússia bombardeou um teatro em Mariupol, onde centenas de pessoas estavam se abrigando.

As negociações entre a Rússia e a Ucrânia continuaram na terça-feira e, embora as rodadas anteriores não tenham apresentado grandes avanços, Zelenskyy disse em uma mensagem de vídeo na quarta-feira que havia alguns sinais de progresso.

“As reuniões continuam e, estou informado, as posições durante as negociações já parecem mais realistas. Mas ainda é necessário tempo para que as decisões sejam do interesse da Ucrânia”, disse ele.

Zelenskyy sugeriu um compromisso na terça-feira, dizendo que a Ucrânia está pronta para aceitar garantias de segurança que ficam aquém de seu objetivo de ingressar na Otan.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que é prematuro prever se as negociações de paz levarão ao progresso.

Fontes