Putin e Poroshenko conversaram sobre 'troca de prisioneiros'

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

9 de junho de 2018

Os Presidentes russo e ucraniano, Vladimir Putin e Petro Poroshenko, conversaram por telefone a respeito de uma "troca de prisioneiros", segundo comunicado do Kremlin.

Os dois líderes falaram de "questões humanitárias, incluindo a troca de presos", disse a presidência russa.

"Vladimir Putin ressalvou a necessidade de libertar os jornalistas russos detidos na Ucrânia sem demora", indica o comunicado.

Putin referia-se em particular ao jornalista russo-ucraniano Kyrylo Vyshynski, director na Ucrânia da agência de notícias russa RIA Novosti, preso no final de Maio em Kiev e acusado de "alta traição", um crime punível com até 15 anos de prisão.

Já Poroshenko disse estar "preocupado" com o estado de saúde dos prisioneiros ucranianos em greve de fome, incluindo o cineasta Oleg Sentsov, preso na Rússia por "terrorismo".

Sentsov entrou em greve de fome para exigir a libertação de todos os "prisioneiros políticos" ucranianos na Rússia.

A tensão entre Moscovo e Kiev, desde a anexação da península da Crimeia em Março de 2014 e o conflito no leste da Ucrânia, levou a uma multiplicidade de prisões de ucranianos acusados de espionagem na Rússia.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati