Putin e Poroshenko conversaram sobre 'troca de prisioneiros'

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

9 de junho de 2018

Os Presidentes russo e ucraniano, Vladimir Putin e Petro Poroshenko, conversaram por telefone a respeito de uma "troca de prisioneiros", segundo comunicado do Kremlin.

Os dois líderes falaram de "questões humanitárias, incluindo a troca de presos", disse a presidência russa.

"Vladimir Putin ressalvou a necessidade de libertar os jornalistas russos detidos na Ucrânia sem demora", indica o comunicado.

Putin referia-se em particular ao jornalista russo-ucraniano Kyrylo Vyshynski, director na Ucrânia da agência de notícias russa RIA Novosti, preso no final de Maio em Kiev e acusado de "alta traição", um crime punível com até 15 anos de prisão.

Já Poroshenko disse estar "preocupado" com o estado de saúde dos prisioneiros ucranianos em greve de fome, incluindo o cineasta Oleg Sentsov, preso na Rússia por "terrorismo".

Sentsov entrou em greve de fome para exigir a libertação de todos os "prisioneiros políticos" ucranianos na Rússia.

A tensão entre Moscovo e Kiev, desde a anexação da península da Crimeia em Março de 2014 e o conflito no leste da Ucrânia, levou a uma multiplicidade de prisões de ucranianos acusados de espionagem na Rússia.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati