Putin e Poroshenko conversaram sobre 'troca de prisioneiros'
9 de junho de 2018
Os Presidentes russo e ucraniano, Vladimir Putin e Petro Poroshenko, conversaram por telefone a respeito de uma "troca de prisioneiros", segundo comunicado do Kremlin.
Os dois líderes falaram de "questões humanitárias, incluindo a troca de presos", disse a presidência russa.
"Vladimir Putin ressalvou a necessidade de libertar os jornalistas russos detidos na Ucrânia sem demora", indica o comunicado.
Putin referia-se em particular ao jornalista russo-ucraniano Kyrylo Vyshynski, director na Ucrânia da agência de notícias russa RIA Novosti, preso no final de Maio em Kiev e acusado de "alta traição", um crime punível com até 15 anos de prisão.
Já Poroshenko disse estar "preocupado" com o estado de saúde dos prisioneiros ucranianos em greve de fome, incluindo o cineasta Oleg Sentsov, preso na Rússia por "terrorismo".
Sentsov entrou em greve de fome para exigir a libertação de todos os "prisioneiros políticos" ucranianos na Rússia.
A tensão entre Moscovo e Kiev, desde a anexação da península da Crimeia em Março de 2014 e o conflito no leste da Ucrânia, levou a uma multiplicidade de prisões de ucranianos acusados de espionagem na Rússia.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
Redação VOA. Putin e Poroshenko conversaram sobre 'troca de prisioneiros'— Voz da América, 9 de junho de 2018
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|