Putin diz que suspensão de sanções ajudará a superar crise de alimentos

Fonte: Wikinotícias

28 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente russo, Vladimir Putin, disse estar preparado para contribuir para superar a crise alimentar global se os países ocidentais suspenderem as sanções contra eles.

O palácio presidencial da Rússia disse em um telefonema com o primeiro-ministro italiano Mario Draghi no mesmo dia que “a Rússia dará uma contribuição significativa para superar a crise alimentar exportando grãos e fertilizantes sob a condição de que as sanções impostas pelo Ocidente para fins políticos sejam suspensas”. “Estou pronto”, disse ele.

A Ucrânia era um dos maiores exportadores mundiais de grandes grãos, incluindo trigo e milho, antes da invasão russa, mas a crise alimentar global está se aprofundando à medida que as exportações são cortadas por bloqueios militares russos de portos importantes.

A esse respeito, o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, destacou que a Rússia também é um grande exportador de grãos e insistiu que os países ocidentais “removam as decisões ilegais que impedem as licenças de navios e as exportações de grãos”.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa russo propôs estabelecer uma passagem que permitiria que navios estrangeiros deixassem os portos do Mar Negro e do Mar Mariupol de Azou.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleva, disse estar pronto para concordar em princípio com a instalação de uma passagem segura, mas disse não ter certeza se a proposta da Rússia pode ser confiável.

Kuleva disse que a Rússia poderia atacar Odessa infiltrando navios de guerra nos portos sob o pretexto de permitir uma passagem segura.

Fontes