Provas da Olimpíada de Matemática serão aplicadas no sábado em Brasil

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

8 de setembro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) serão aplicadas, no próximo sábado (12), para os estudantes classificados. Cerca de 900 mil estudantes vão disputar a segunda fase.

Até o dia 11 de setembro as escolas devem indicar, na página da Obmep, na internet, os professores dos alunos classificados para esta etapa. As escolas participantes já devem ter recebido o cartão de confirmação dos alunos pelos correios. Se o cartão não chegou, é preciso entrar no site da Obmep para imprimí-los.

Os estudantes terão três horas para responder a seis questões discursivas onde devem ser expostos os cálculos e o raciocínio utilizado para resolver os problemas. Dessa forma, os estudantes treinam também a habilidade da escrita. Fazem as provas alunos de turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

As provas são aplicadas em 9,2 mil centros, em todos os estados, sob a coordenação do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Os candidatos devem comparecer com meia hora de antecedência e levar um documento original com foto. Uma dica para os estudantes se prepararem é acessar o site da Obmep e fazer as provas de edições anteriores.

O resultado das provas da segunda fase será divulgado no dia 27 de novembro. Os 6.500 melhores alunos serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze. Outros 46 mil receberão menções honrosas.

Iniciada em 2005, a Obmep é uma atividade do Impa, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação.

Fonte