Protestos na Mongólia após venda de carvão para China

Fonte: Wikinotícias

7 de dezembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Protestos eclodiram em Ulaanbaatar após suspeitas de que 385.000 toneladas de carvão da Mongólia foram vendidas para a China.

Milhares de manifestantes se reuniram na Praça Sukhbaatar no dia 5 para exigir a responsabilização de funcionários envolvidos em possível caso de corrupção.

A embaixada dos EUA em Ulaanbaatar emitiu um alerta no dia 5 para este protesto que continua desde o fim de semana.

Meios de comunicação como a Associated Press relataram que milhares de manifestantes se reuniram apesar do clima frio, que caiu para 26 graus Celsius negativos, e a maioria eram estudantes universitários e pessoas na faixa dos 20 e 30 anos.

A mídia noticiou que os cartazes pretos segurados pelos manifestantes continham as palavras "Por favor, ajude nosso país em colapso" e "Se os cidadãos se levantarem, a festa acabou".

Alguns manifestantes marcharam até a residência presidencial e a polícia tentou dispersá-los às 21h, horário local, mas a mídia local informou que eles responderam com força, quebrando janelas e derrubando barreiras.

No mês passado, as autoridades anticorrupção da Mongólia anunciaram que mais de 30 funcionários, incluindo o chefe da ETT, uma empresa estatal de mineração de carvão da região, estavam sendo investigados por peculato.

Funcionários envolvidos no caso são acusados ​​de influenciar para obter uma vantagem injusta. 86% das exportações da Mongólia vão para a China, das quais o carvão responde por mais da metade.

Fontes