Prosseguem combates no Paquistão

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

Paquistão • 24 de maio de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Tropas governamentais paquistanesas continuaram Domingo a sua ofensiva na principal cidade do Vale de Swat controlada pelos Taliban.

Entidades militares disseram que vários pontos da cidade de Mingora estão agora sob controlo do governo, incluindo o cruzamento onde os militantes geralmente deixavam os corpos mutilados das suas vítimas.

O exército disse que pelo menos cinco suspeitos militantes foram mortos em combates de rua e vários outros presos.

No noroeste do Paquistão aviões paquistaneses bombardearam vários alvos suspeitos de pertencerem aos Taliban na região tribal de Orakzi. Pelo menos 13 pessoas morreram.

O exército paquistanês disse que mais de 1000 militantes e mais de 63 soldados já morreram na ofensiva governamental para reassumir controlo da zona.

As tropas paquistanesas lançaram a ofensiva no Vale de Swat depois dos militantes terem violado um acordo de paz e avançado para uma zona a 100 quilómetros da capital.

As Nações Unidas disseram que os combates no noroeste do Paquistão já causaram o maior número de deslocados do mundo nas últimas duas décadas com quase cerca de dois milhões de pessoas a fugiram da zona.

A polícia paquistanesa esta entretanto a tentar detectar um grupo de homens armados que raptou um turista francês numa região perto da fronteira com Afeganistão e Irão.

Fonte