Promotoria paraguaia vincula FARC com o seqüestro e assassinato de Cecilia Cubas

Fonte: Wikinotícias

24 de julho de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As autoridades paraguaias teriam provas de que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) assessoraram os seqüestradores de Cecilia Cubas, filha do ex-presidente paraguaio Raúl Cubas, seqüestrada em setembro de 2004 e cujo cadáver foi encontrado em 17 de fevereiro, na localidade de Nemby, próxima à capital Asunción.

O promotor Arnaldi Giuzzio disse que ofereceu ao juiz Pedro Mayor Martínez cópias dos e-mails "que diretamente envolvem o senhor Osmar Martínez com dirigentes das FARC, especificamente com Rodrigo Granda". Os acusados são paraguaios e o que se quer demonstrar é que eles pediram assessoria estrangeira. Comprovamoos que vários dos acusados viajaram ao exterior, especificamente para a Colômbia, afirmou o promotor.

Martínez é considerado o autor intelectual do seqüestro e assassino de Cecilia Cubas. Poucos dias depois de ter sido encontrado o cadáver da jovem seqüestrada foram descobertas evidências que indicam que ele teve contatos com as FARC. Desde então tem havido um contínuo intercâmbio de informação entre as autoridades colombianas e paraguaias.

A família de Cubas pagou cerca de 300 mil dólares pela libertação de Cecilia em novembro de 2004, o que não chegou a ocorrer.

As cópias dos e-mails, cujas contas eram do serviço Hotmail, de Microsoft, foram fornecidas pela empresa de Bill Gates às autoridades de ambos países.

Fontes