Promotor do caso Hunter Biden irá depor perante o Congresso dos EUA

Fonte: Wikinotícias
Hunter Biden
Hunter Biden recebeu uma pena branda, alega os congressistas

25 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O promotor principal no caso contra o filho do presidente Joe Biden, Hunter, diz que está disposto a testemunhar publicamente neste outono, provocando um confronto com os republicanos da Câmara, que exigiram que ele comparecesse a um questionamento em breve.

Em uma carta de duas páginas ao deputado Jim Jordan na segunda-feira, o Departamento de Justiça se ofereceu para disponibilizar o procurador David Weiss, de Delaware, perante o Comitê Judiciário da Câmara para uma audiência pública após o recesso de agosto, enquanto os republicanos continuam intensificando sua investigação em andamento sobre como ele lidou com a investigação de Hunter Biden.

“O Departamento acredita que é do grande interesse público do povo americano e do Congresso ouvir diretamente do procurador dos Estados Unidos Weiss sobre essas afirmações e questões sobre sua autoridade em uma audiência pública”, escreveu o procurador-geral assistente Carlos Uriarte a Jordan.

Os republicanos da Câmara, liderados por Jordan, presidente do Comitê Judiciário, solicitaram no mês passado que Weiss e quase uma dúzia de outros funcionários participassem de entrevistas transcritas com o comitê como parte de sua investigação sobre as alegações de que o Departamento de Justiça interferiu indevidamente no caso de transações financeiras de Hunter Biden. A investigação de Weiss terminou no mês passado com um acordo judicial que impedirá Biden de passar algum tempo atrás das grades.

A investigação do Congresso foi aberta após dois agentes do IRS (agência de arrecadação de impostos), que trabalharam no caso Hunter Biden, detalharam o que chamaram de “etapas investigativas lentas” e atrasos nas ações de fiscalização nos meses que antecederam a eleição presidencial de 2020 vencida por seu pai.

O Departamento de Justiça emitiu um memorando em fevereiro de 2020 alertando os promotores a terem cautela ao processar casos com possíveis conotações políticas no momento de uma eleição, para evitar qualquer influência potencial no resultado.

Mas os denunciantes, que testemunharam publicamente na semana passada, insistem que seu testemunho reflete um padrão de interferência e tratamento preferencial no caso Hunter Biden.

Fontes