Promessas do governador de Benguela em combater a corrupção causam expectativa

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

Analistas em Benguela revelam cepticismo

10 de agosto de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O novo governador de Benguela, Rui Falcão, está a casuar expectativa com as suas promessas de ser implacável na luta contra a corrupção.

Embora isso esteja a ser uma promessa generalizada dos candidatos do MPLA as palavras de Falcão são vistas como mais duras e prometendo ir mais longe.

O primeiro secretário provincial do partido no poder, que já deixou claro que não recebe luvas para facilitar negócios, continua agarrado a declarações que aumentam as expectativas em relação ao dia seguinte ao 23 de Agosto.

Analistas atentos ao momento político dizem que o combate à corrupção defendido pelo governador de Benguela, com ameaças de cadeia para gestores públicos, não passa de um chavão ajustado a eleições.

Céptico, o analista político José Cabral Sande não acredita que alguém vá parar à cadeia.

“Tem de pôr todos na cadeia, aí em Benguela todos têm ‘rabo de palha’”, afirma, acrescentando que “é bom ter em conta que as pessoas que ostentam riquezas não são os verdadeiros donos, eles, os verdadeiros, estão lá em cima (Luanda)”.

“Se prender, vai mexer com interesses lá de cima”, vaticina o jornalista, que fala de um “discurso eleitoral prestes a desaparecer com o fim desta fase que exige lisura”.

Igualmente descrente, o jurista Chipilika Eduardo diz que que é preciso esperar pelo fim das eleições para ver se as promessas serão cumpridas

“Esse discurso de eleições tem sido, aliás, o mesmo do candidato, é tão antigo que ‘até já tem barbas’. Fico à espera do que acontece ao longo da legislatura”, conclui.

Fontes