Projeto estabelece uso de jogos eletrônicos nas escolas brasileiras

Fonte: Wikinotícias

12 de julho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Projeto de Lei 1324/21 estabelece o uso de jogos eletrônicos como prática instrutiva na educação básica brasileira. Está é uma proposta do deputado Coronel Chrisóstomo, do PSL de Rondonia, ela estabelece a Política Nacional de Gamificação da Educação (PNGE). O texto da proposta está sendo analisado na Câmara dos Deputados.

Deputado Coronel Chrisóstomo, do PSL de Rondonia.

Quais os objetivos do progama?

  • Preparo do educando para a cidadania e sua qualificação para o trabalho, incluindo sua capacitação para lidar com novas tecnologias.
  • O uso de técnicas motivadoras no aprendizado.
  • A unificação do aprendizado e a redução das desigualdades educacionais dos estudantes.
  • O combate da evasão escolar por meio de tecnologias de interesse dos alunos.

Argumentação do autor do projeto

A gamificação na educação básica proporciona um ambiente de aprendizagem motivador e desafiador, capaz de estimular o intelecto, possibilitando a conquista de estágios mais elevados de raciocínio. Trata-se de ferramenta muito poderosa para a motivação, a atenção e o engajamento dos estudantes dentro do processo de ensino-aprendizagem, que viabiliza o protagonismo dos estudantes. É possível gamificar com jogos analógicos. O clube da leitura, o desenvolvimento de jogos e o ranking de aprendizagem são alguns exemplos.

-- Coronel Chrisóstomo

Implementação

O Ministerio Publico terá a responsabilidade de estabelecer medidas para a implementação do programa, como por exemplo, a classificação indicativa para cada tipo de jogo eletrônico

Tramitação

No momento, este projeto tramita em caráter conclusivo, ele será analisado pelas comissões da: Educação, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Fonte