Projeto de lei multará internautas que enviam spams no Brasil
3 de março de 2007
O Senado fez um Projeto de Lei que prevê a punição com multa aos usuários que enviam mensagens eletrônicas não solicitadas (spams) pela internet.
O valor da multa está fixado em R$ 500 para cada spam disparado.
O Projeto de Lei 367/03, que chegou à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, é de autoria do senador e atual ministro das Telecomunicações Hélio Costa (PMDB), e com relatoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Na justificativa, o senador diz que a punição da prática do envio de spams será uma conquista da democracia, na era pós-moderna.
Opiniões
Segundo o site Consultor Jurídico, mesmo considerando que a eficácia da lei para combater este tipo de ato seja relativa e duvidosa, os especialistas acreditam que poderá diminuir o tráfego de spam, pois parte dos que usam este recurso agem de boa fé. Além disso, a regulamentação permitirá a tipificação legal do delito.
O especialista em Direito Eletrônico e advogado Renato Opice Blum, disse ao site que os spams não deixarão de existir mesmo tendo a punição. Mas se eles diminuírem já será uma grande ajuda.
O combate ao spam na Europa
Para o advogado Renato Opice Blum, o modelo que mais funciona para impedir o spam é o modelo europeu. Para se enviar uma corrente de e-mail o usuário tem de comprovar que ele tem um relacionamento prévio com o destinatário.
Fontes
- Senado propõe projeto de lei que multará internautas que enviam spams no Brasil — WNews, 22 de fevereiro de 2007
Esta página está arquivada e não é mais editável. |