Problemas de neve no centro da Espanha

Fonte: Wikinotícias
Mapa com os Aeroportos espanhóis, muitos estão com problemas com a neve.

Espanha • 11 de janeiro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O temporal de frio e neve põe em alerta a sete comunidades. O temporal continuará inalterada durante o fim de semana. Uma grande nevada surpreendeu os moradores de Madri e causar atrasos.

O frio e a neve continuam em Espanha alguns dias a mais e na sexta-feira causou grandes problemas nas estradas, no centro da península. Em particular, a neve obrigou a encerrar ao tráfego a N-IV, em Madri. A neve tem caído no centro da capital e nas ruas e na estrada M-30, haviam produzido grandes atrasos. A DGT havia recomendado a não ter o carro em Madri, se não for estritamente necessário. Além disso, o aeroporto Madrid-Barajas foi temporariamente suspensa operações.

Também há estradas bloqueadas na Catalunha e Galiza, na cidade de Guadalajara foi bloqueada pela neve. Na Comunidade de Valência, a neve caiu sobre a praia, em lugares como Dénia e Gandia.

Treze passagens de montanha são fechadas ao tráfego e outros 41, a maior parte da rede secundária, é necessário utilizar cadeias.

  • Portos fechados ao tráfego: A Cubilla (Astúrias), Orduña, Lae Sia, Lunada e Estacas de Trueba, todos nos últimos três Burgos e os três últimos também pela cantábria. Em Cantabria não é possível mover e nem Palombera e La Matenela; em Granada, La Ragua; em La Rioja, Pena Hincada e Montenegro. Em Bilbao, Dima, Orduña e Herrera havia proibido o passo.
  • Necessário o uso de canais para operar: Coll de Fades (N-260), a altura de Laspaules, em Huesca e San Glorio (N-621), ao passar pela Boca Huérgano em León, bem como outros rede secundária nas províncias de Albacete, Asturias, Burgos, Cantabria, Granada, La Rioja, León, Navarra, Palencia e Soria.
700 quintaneves do Desenvolvimento

O Ministério do Desenvolvimento informa que 700 máquinas de neve (quintaveves) estão trabalhando nas áreas mais afetadas pela neve (Madrid, Aragón, Cantabria, Castilla-La Mancha, Castilla y León, Catalunha e Valencia). Além disso, havia usado 96.400 toneladas de sal e 1,2 milhões de salmoura em estradas da Rede do Estado.

Sete comunidades autônomas em alerta

De acordo com a evolução do estado meteorológico da Agência Estatal de Meteorologia (AEMET), a neve vai continuar no sábado na zona leste continental e geada será moderada em grande parte da península, talvez mais forte no Norte. De fato, a Direção Geral de Proteção Civil e Emergências havia ativado a alerta para neve e frio nas regiões da Andaluzia, Catalunha, Valenciana, Murcia, Aragão, Navarra e La Rioja e recomenda precaução nas viagens de estrada. A situação assim permanecerá até domingo.

Mesmo assim, havia alertado o temporal de frio a Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (AENA), Rede Elétrica Espanhola, Empresas Elétricas e a Organismos envolvidas, informa em um comunicado.

As nuvens serão constantes sobre todo o sul da Catalunha e Aragão, no alto Ebro e no norte da Comunidade Valência, no litoral mediterrâneo da Andaluzia e na área do do Estrecho e Melilla.

Fonte