Prisão de ambientalistas gera críticas ao governo do Vietnã

Fonte: Wikinotícias

8 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma série de detenções de ambientalistas vietnamitas está atraindo críticas a Hanói. A polícia prendeu Ngo Thi To Nhien, diretora executiva da Iniciativa para Empresas Sociais de Transição Energética, em 20 de setembro.

Ela foi a sexta ambientalista detida nos últimos dois anos e esteve envolvida na implementação de um acordo de 2022 entre o Vietnã e os países do G7, a UE, a Noruega e a Dinamarca, com o objetivo de transferir o país para fontes de energia mais limpas.

O acordo surgiu depois de o Vietnã ter se comprometido a atingir emissões zero de carbono até 2050 na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas de 2021.

Conforme o acordo, 15,5 bilhões de dólares sob a forma de subvenções, empréstimos e investimentos dos setores público e privado irão apoiar a transição.

Em abril, o Projecto 88, uma organização sem fins lucrativos sediada nos EUA focada nos direitos humanos no Vietnã, divulgou um relatório sobre quatro ativistas anti-carvão – Dang Dinh Bach, Nguy Thi Khanh, Mai Phan Loi e Bach Hung Duong – presos por evasão fiscal desde 2021. O relatório mostra supostas falhas na condenação e argumenta que a acusação de evasão fiscal parece ter motivação política.

Desde a divulgação do relatório, Hoang Thi Minh Hong, ex-diretor da organização sem fins lucrativos de defesa ambiental CHANGE, também foi preso por evasão fiscal.

O porta-voz do Ministério da Segurança Pública, To An Xo, disse aos repórteres em 30 de setembro que Nhien havia sido preso por se apropriar de documentos internos da estatal Vietnam Electricity, ou EVN. Dois especialistas em energia da EVN também foram presos, disse Xo em entrevista coletiva.

O porta-voz também criticou agências de mídia estrangeiras por “acusarem falsamente o Vietnã de prender ativistas ambientais”.

“O Ministério da Segurança Pública rejeita as alegações distorcidas acima, considerando-as um ato de interferência nos assuntos internos do Vietnã”, afirmou Xo. “Não há absolutamente nenhuma prisão de um ativista ambiental, mas apenas uma prisão por apropriação de documentos”.

Fontes