Primeiro-ministro japonês nomeia novo ministro da Economia

Fonte: Wikinotícias

26 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida selecionou um substituto para o ex-ministro da Economia Daishiro Yamagiwa, que renunciou na segunda-feira em meio a críticas crescentes sobre seus laços com a controversa Igreja da Unificação.

O primeiro-ministro Kishida anunciou na terça-feira que nomeou o ex-ministro da Saúde Shigeyuki Goto para o cargo, citando sua experiência e “paixão” por reformas econômicas e sociais. A nomeação de Goto ocorre no momento em que o primeiro-ministro se prepara para apresentar um grande pacote de estímulo econômico ainda este mês.

O apoio público ao governo de Kishida despencou desde o assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe em 8 de julho, enquanto discursava em um comício de campanha na cidade ocidental de Nara. O suposto atirador, que foi detido no local, teria ficado irritado com as suspeitas de ligações de Abe com a Igreja da Unificação da Coreia do Sul, que ele culpou pela ruína financeira de sua mãe.

Abe liderou o Partido Liberal Democrata do Japão, que recentemente revelou que quase metade de seus legisladores tem ligações com a Igreja da Unificação. Kishida ordenou uma investigação formal da igreja. Yamagiwa é o primeiro membro do Gabinete de Kishida a renunciar devido ao escândalo.

Fontes