Primeiro-ministro japonês diz que lançamento de míssil da Coreia do Norte é inaceitável

Fonte: Wikinotícias

25 de setembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, condenou o lançamento do míssil balístico da Coreia do Norte "como uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU".

O primeiro-ministro Kishida disse a repórteres no dia 25 que "continuaremos a coletar informações e concentrar nossos esforços no monitoramento de vigilância para garantir a paz e a segurança no Japão", em relação ao lançamento de mísseis do Norte.

O primeiro-ministro Kishida continuou: "(A Coreia do Norte) tem disparado mísseis balísticos com alta frequência, incluindo novos mísseis balísticos intercontinentais, este ano".

O ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, disse em entrevista coletiva no mesmo dia que é possível que o míssil lançado pela Coreia do Norte tenha voado alto em uma trajetória irregular.

O ministro da Defesa disse que o míssil tinha uma altitude máxima de cerca de 50 km e parecia ter pousado perto da costa leste da Coreia do Norte depois de voar cerca de 400 km.

Ele acrescentou que a localização do míssil foi estimada fora das águas definidas pelo governo japonês como sua zona econômica exclusiva (ZEE).

Diz-se que o governo japonês protestou contra a Coreia do Norte através da embaixada em Pequim, na China.

O míssil balístico de curto alcance foi disparado da área de Taecheon, na província de Pyongan do Norte, às 6h53 do mesmo dia, no Mar do Leste.

Fontes