Primeira tentativa de abolir o mercúrio das indústrias

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

9 de fevereiro de 2007

Brasil — O governo brasileiro anunciou o interesse pela redução e até a interrupção do uso do mercúrio, metal poluente, pelas indústrias.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez o anúncio nesta terça-feira (6) durante a plenária de ministros do Meio Ambiente de vários países na 24ª sessão do Conselho de Administração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e do Fórum Global de Ministros da área, realizada na capital queniana Nairóbi.

Para conseguir esta tarefa, de longo prazo, ela defende a adoção de um fundo financeiro de apoio internacional aos países em desenvolvimento que abdicarem do uso do mercúrio na indústria. E transferir tecnologias para esse fim.

Mercúrio

O mercúrio é usado na produção de soda, lâmpadas fluorescentes, ter^mometros e outros produtos, além do uso para o garimpo do ouro.

A maior vítima é o ambiente e a saúde humana na Amazônia. Neste local o seu uso em garimpos já causou a contaminação do ar, rios e solos, atingindo peixes e seres humanos.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati