Primeira tentativa de abolir o mercúrio das indústrias
Brasil • 9 de fevereiro de 2007
O governo brasileiro anunciou o interesse pela redução e até a interrupção do uso do mercúrio, metal poluente, pelas indústrias.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez o anúncio nesta terça-feira (6) durante a plenária de ministros do Meio Ambiente de vários países na 24ª sessão do Conselho de Administração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e do Fórum Global de Ministros da área, realizada na capital queniana Nairóbi.
Para conseguir esta tarefa, de longo prazo, ela defende a adoção de um fundo financeiro de apoio internacional aos países em desenvolvimento que abdicarem do uso do mercúrio na indústria. E transferir tecnologias para esse fim.
Mercúrio
O mercúrio é usado na produção de soda, lâmpadas fluorescentes, ter^mometros e outros produtos, além do uso para o garimpo do ouro.
A maior vítima é o ambiente e a saúde humana na Amazônia. Neste local o seu uso em garimpos já causou a contaminação do ar, rios e solos, atingindo peixes e seres humanos.
Fontes
- Rubens Júnior. Ministra defende início da negociação para abolir o mercúrio na indústria — Ministério do Meio Ambiente (Brasil), 6 de fevereiro de 2007
Esta página está arquivada e não é mais editável. |