Primeira tentativa de abolir o mercúrio das indústrias

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

9 de fevereiro de 2007

Brasil — O governo brasileiro anunciou o interesse pela redução e até a interrupção do uso do mercúrio, metal poluente, pelas indústrias.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez o anúncio nesta terça-feira (6) durante a plenária de ministros do Meio Ambiente de vários países na 24ª sessão do Conselho de Administração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e do Fórum Global de Ministros da área, realizada na capital queniana Nairóbi.

Para conseguir esta tarefa, de longo prazo, ela defende a adoção de um fundo financeiro de apoio internacional aos países em desenvolvimento que abdicarem do uso do mercúrio na indústria. E transferir tecnologias para esse fim.

Mercúrio

O mercúrio é usado na produção de soda, lâmpadas fluorescentes, ter^mometros e outros produtos, além do uso para o garimpo do ouro.

A maior vítima é o ambiente e a saúde humana na Amazônia. Neste local o seu uso em garimpos já causou a contaminação do ar, rios e solos, atingindo peixes e seres humanos.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati