Presidente nigeriano pede assistência dos EUA para combater Boko Haram

Fonte: Wikinotícias

Nigéria • 15 de fevereiro de 2015

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, pediu aos Estados Unidos maior assistência no combate aos extremistas do Boko Haram, noticiou o Wall Street Journal. "Não estão combatendo o ISIS? Por que é que não vêm para a Nigéria?", disse Goodluck Jonathan ao jornal norte-americano, em entrevista publicada na sexta-feira (13), referindo-se ao Estado Islâmico. "Eles são nossos amigos. Se a Nigéria tem um problema, então nós esperamos que os Estados Unidos venham e nos apoiem", afirmou o presidente nigeriano.

Hoje de manhã (14), o Exército nigeriano reagiu ao ataque do grupo extremista Boko Haram na Nigéria, em uma tentativa de tomar a cidade de Gombe, capital do estado com o mesmo nome, disseram à agência Efe vizinhos da localidade. Os fundamentalistas tentaram conquistar a cidade depois de tomar os municípios de Dadinkow e Lubo, situados a cerca de 35 quilômetros da capital do estado.

"Toda a gente foi para casa ou se escondeu. Estamos ouvindo disparos a distância e o ruído dos aviões", contou à agência espanhola um vizinho de Gombe, Abu Hassan. Outros residentes saíram da cidade devido à possibilidade de ela ser tomada pelos extremistas. O Boko Haram já perpetrou outros ataques em Gombe. O último ocorreu há duas semanas, quando o grupo explodiu um veículo no estacionamento de um estádio em que o presidente do país acabava de proferir um discurso eleitoral. Os islamitas também tentaram em duas ocasiões, em janeiro e fevereiro, tomar a capital do estado de Borno, em Maiduguri, mas o Exército combateu a ofensiva.

Fontes