Presidente indonésio diz que negociações pela paz não tiveram progresso em Mianmar

Fonte: Wikinotícias

11 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, reconheceu na quinta-feira que nenhum progresso foi feito para acabar com a violência mortal em Mianmar.

Ele fez a avaliação durante o último dia de uma cúpula de dois dias de líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático, realizada na cidade de Labuan Bajo, no sudeste.

Widodo é presidente do bloco regional de 10 membros este ano.

Mianmar está mergulhado no caos desde que os militares derrubaram o governo democraticamente eleito de Aung San Suu Kyi em fevereiro de 2021.

O golpe imediatamente desencadeou manifestações em todo o país contra a junta, que responderam com uma repressão brutal aos manifestantes. Mais de 3.000 civis morreram nas mãos dos militares e mais de 18.000 foram presos, de acordo com um grupo de monitoramento independente.

A agitação também evoluiu para um conflito rural mortal entre militares e grupos rebeldes étnicos que lutam há décadas por maior autonomia.

A ASEAN emitiu um plano de cinco pontos destinado a acabar com a violência em um acordo firmado com os governantes militares de Mianmar. Mas a junta ainda não implementou o plano, o que levou a críticas à ASEAN como irrelevante.

Fontes