Presidente filipino Marcos fará visita de Estado à China no próximo mês

Fonte: Wikinotícias

30 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministério das Relações Exteriores da China anunciou que o presidente filipino, Ferdinand Marcos, fará uma visita de Estado à China no dia 3 do próximo mês.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, disse que o presidente Marcos visitará a China de 3 a 5 de janeiro do próximo ano a convite do presidente Xi Jinping.

O presidente Xi e o presidente Marcos tiveram anteriormente uma reunião de cúpula separada por ocasião da Cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), realizada em Bangkok, Tailândia, em 17 de novembro.

Sabe-se que os dois líderes vão abrir um canal de comunicação direto para tratar da disputa territorial por algumas ilhas do Mar da China Meridional que a China e as Filipinas enfrentam em sua cúpula na próxima semana.

Em setembro, o presidente Marcos visitou os Estados Unidos, um aliado, e discutiu a questão do Mar da China Meridional com o presidente Joe Biden.

O atual presidente, Marcos, filho do ex-ditador filipino Ferdinand Marcos, foi empossado como o 17º presidente depois de vencer a eleição presidencial em maio.

Fontes