Presidente filipino: mais 4 bases militares dos EUA serão anunciadas em breve

Fonte: Wikinotícias

22 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., disse no dia 22 que quatro bases militares serão concedidas para os Estados Unidos.

O presidente Marcos se reuniu com repórteres na cerimônia comemorativa do 126º aniversário da fundação das forças armadas naquele dia e disse: “Quatro bases adicionais estão espalhadas pelas Filipinas”, acrescentando: “Existem várias no norte, algumas ao redor de Palawan e mais alguns no sul.

As bases aumentarão as capacidades de defesa do lado leste de Luzon, a maior ilha do país, e a localização das bases será anunciada pelas Filipinas e pelos Estados Unidos em breve, disse ele.

Luzon é o território filipino mais próximo de Taiwan.

Anteriormente, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o secretário de Defesa das Filipinas anunciaram que, de acordo de 2014, os EUA poderão acessar quatro bases adicionais nas Filipinas, além das cinco existentes.

Sob este acordo, os Estados Unidos podem acessar a base filipina para treinamento conjunto, pré-desdobramento de equipamentos, construção de instalações como pistas, armazenamento de combustível e alojamento militar, excluindo presença permanente.

Enquanto isso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse em um briefing naquele dia: "A cooperação de defesa nacional entre os países deve ser propícia à paz e estabilidade regional e não deve ter como alvo terceiros ou prejudicar os interesses de terceiros".

Fontes