Presidente de Israel pede a Netanyahu que abandone reforma judicial

Fonte: Wikinotícias

27 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em meio a protestos em massa no país, o presidente israelense Yitzhak Herzog pediu na segunda-feira ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu que abandonasse os planos de reforma do Judiciário.

O presidente Yitzhak Herzog twittou que a segurança, a economia e a sociedade de Israel estão em risco e que, para preservar a unidade do país, ele pede ao governo que "interrompa imediatamente o processo" de aprovação da reforma judicial.

Além da greve do sindicato Histadrut contra um plano de reforma do judiciário, o principal sindicato dos médicos se juntou aos protestos e os voos do principal aeroporto internacional foram suspensos.

Os eventos de segunda-feira seguiram-se a protestos maciços em todo o país, nos quais dezenas de milhares de israelenses protestaram contra a decisão de Netanyahu de demitir o ministro da Defesa.

Antes disso, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Galant, expressou seu desacordo com os planos do governo para a reforma judicial, que incluem dar ao poder executivo o controle sobre a nomeação de juízes da Suprema Corte e permitir que o governo anule as decisões do tribunal por maioria simples de votos.

Galante alertou em um discurso televisionado no sábado que divergências sobre essas questões estão causando divisões nas forças armadas e agências de segurança, representando uma ameaça à segurança do país.

Esperava-se que Netanyahu falasse na televisão na manhã de segunda-feira para suspender os planos, mas o discurso foi adiado porque Netanyahu se reuniu com os líderes partidários da coalizão.

Enquanto isso, na segunda-feira, a Reuters informou que as embaixadas israelenses em todo o mundo foram instruídas a se juntar contra a mudança. Espera-se que as embaixadas israelenses forneçam apenas serviços de emergência.

Fontes