Presidente da Ucrânia pede ajuda à elite global para isolar a Rússia

Fonte: Wikinotícias

23 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse a líderes mundiais e executivos de negócios no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, na segunda-feira, que eles enfrentaram um ponto de virada após a invasão russa de seu país – e que era hora de aumentar as sanções contra Moscou.

É a primeira vez que líderes mundiais e empresariais se reúnem em Davos desde janeiro de 2020, pouco antes da pandemia de coronavírus. Eles agora operam em um mundo vastamente mudado que enfrenta inúmeros desafios: a guerra na Ucrânia, crises econômicas e escassez de alimentos.

Vestido não com o uniforme de negócios da elite de Davos, mas com o uniforme militar de um líder de guerra, o presidente da Ucrânia dirigiu-se aos delegados por videoconferência de Kiev. Ele exigiu “sanções máximas” à Rússia.

“Um embargo ao petróleo russo, um bloqueio completo de todos os bancos russos, sem exceção. Abandono total do setor de TI russo e cessação completa do comércio com o agressor... não espere pelo uso de armas especiais, químicas, biológicas, Deus me livre, nucleares pela Rússia”, Zelenskyy pediu ao público em Davos.

“Você precisa estabelecer um precedente para a saída completa de todas as empresas estrangeiras do mercado russo para que suas marcas não sejam associadas a crimes de guerra e que criminosos de guerra não usem seus escritórios, contas e bens em seus interesses sangrentos.”

A Ucrânia enviou uma grande delegação a Davos, incluindo o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko. "Cada um de vocês tem que entender: estamos defendendo vocês pessoalmente", disse Kiltschko na segunda-feira. "Estamos lutando por valores. Espero os mesmos valores, valores democráticos".

A mensagem da delegação ucraniana foi calorosamente recebida. Mas as exigências de Kiev de um embargo total à energia e ao comércio russos estão longe de ser atendidas.

Fontes