Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, morre aos 64 anos no hospital de Paris, na França
9 de janeiro de 2012
Paris, França — O presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanha, morreu hoje (9) em um hospital em Paris, capital da França. O mandatário de 64 anos, que governava o país desde 2009, estava em tratamento na França desde novembro do ano passado.
O governo não divulgou a causa da morte do presidente, mas se sabe que ele sofria de diabetes.
Sanhá assumiu o poder na Guiné-Bissau depois que seu antecessor, João Bernado Vieira, foi assassinado em 2 de abril de 2009. A transição de poder ocorreu de forma pacífica (algo considerado raro na história do país).
Em 2010, Sanhá esteve no Brasil e foi recebido pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Desde a independência de Portugal, em 1974, a nação africana passou por golpes de Estado e se tornou uma das rotas do tráfico de drogas para a Europa.
Reações
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nota de pesar pela morte do presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá.
Na nota, o Itamaraty diz que o governo brasileiro recebeu a notícia “com profundo pesar” e expressa “sinceras condolências” à família de Sanhá e ao povo da Guiné-Bissau.
“Neste momento de dor e de perda, o governo brasileiro apresenta suas sinceras condolências à família do presidente e ao governo e povo bissau-guineenses e reitera sua solidariedade e disposição em dar continuidade aos esforços de cooperação em prol da consolidação da paz na Guiné-Bissau”, diz o texto.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
BBC Brasil. Presidente da Guiné-Bissau morre em Paris— Agência Brasil, 9 de janeiro de 2012, 13hs31min
Luana Lourenço e Aécio Amado (Edição). Governo brasileiro lamenta morte do presidente da Guiné-Bissau— Agência Brasil, 9 de janeiro de 2012, 18hs04min
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|