Presidente Lula visita obras das Olimpíadas de Londres

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

3 de abril de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva visitou na manhã hoje (3) as obras do Parque Olímpico em Stratford, área leste de Londres. A capital inglesa vai sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2012. O objetivo da visita foi conferir o andamento das obras que começaram em julho do ano passado e podem servir de modelo para que o Rio de janeiro sedie as Olimpíadas de 2016.

O Rio de janeiro é uma das cidades que estão na disputa para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016. As outras candidatas são Chicago (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha).

Durante a visita ao canteiro de obras do Parque Olímpico em Stratford, o presidente Lula estava acompanhado do ministro do Esporte, Orlando Silva, do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Artur Nuzman, do governador do Rio de janeiro, Sérgio Cabral, e do prefeito da cidade, Eduardo Paes.

Lula disse que, pela característica geográfica, a América do Sul deve sediar a competição esportiva.

Os Jogos Olímpicos não podem ser privilégio apenas do que eles consideram o mundo desenvolvido. A Olimpíada é um momento esportivo sem precedência na história do mundo e achamos que a América Latina, e sobretudo a América do Sul, tem o direito de sediar uma Olimpíada, sobretudo o Brasil, que tem praticamente mais de quinze mil quilômetros de fronteiras com países da América do Sul.

O presidente disse também que, em conjunto com o governo estadual e a prefeitura do Rio, vai “assumir a realização da Olimpíada como compromisso do Estado brasileiro”. E acrescentou que a verba para construção de um futuro complexo esportivo pode vir do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Fontes