Preparativos para a 5ª Bienal do Mercosul

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

19 de setembro de 2005

Brasil

Os ritmo das montagens para a 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, que ocorre em Porto Alegre (RS), entraram em sua fase mais acelerada. A menos de duas semanas do início da mostra, o maior cuidado está nos retoques finais do projeto de museografia dos cinco armazéns do Cais do Porto, onde serão 10 mil metros quadrados de área para exposição.

Além do Cais, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), o Santander Cultural, a Usina do Gasômetro, o Largo Glênio Peres e a orla do Guaíba também abrigarão as obras dos 173 artistas convidados, vindos do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, México, Chile e Bolívia. Maria Lucia Cattani, Afonso Tostes e Iole de Freitas são alguns dos artistas que já estão na capital gaúcha preparando seus trabalhos.

O tema deste ano é "Histórias da Arte e do Espaço" e o artista homenageado é Amílcar de Castro, artista mineiro, falecido em 2002. A Bienal ocorre entre 30 de setembro e 4 de dezembro e, além da exposição do artista homenageado, contará com quatro vetores temáticos Da Escultura à Instalação, Transformações do Espaço Público, Direções no Novo Espaço e A Persistência da Pintura. Uma mostra especial, chamada Fronteiras da Linguagem, com artistas europeus e norte-americanos, também está prevista.


Fontes