Prefeitura do Rio mobiliza ações de saúde para população negra

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

27 de outubro de 2014

Brasil

O Dia de Mobilização Nacional Pró–Saúde da População Negra, celebrado nesta segunda-feira (27), contou com ações de promoção da saúde nas unidades de atenção primária (clínicas da família e centros municipais de Saúde) do município do Rio de Janeiro. As atividades incluíram palestras com orientações e informações sobre prevenção de doenças, dicas de atividades físicas, orientações nutricionais, sessões de filmes e oficinas culturais.

A subsecretária de Promoção, Atenção Primária e Vigilância de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Betina Durovni, explicou que o foco da ação é reforçar o acesso da população negra a todos os serviços de saúde pública da cidade. “Os indicadores [sociais] ainda mostram maior vulnerabilidade desse grupo para algumas questões de saúde, e sabemos que para melhorar precisamos dar acesso, então a maioria das atividades são para atrair esse público”, comentou e adiantou que as atividades são feitas ao longo do ano.

Algumas unidades promoveram palestras com os temas Saúde da População Negra junto aos Princípios e Diretrizes da Atenção Primária e Direitos Humanos dos Negros no Brasil, além de atividades físicas e rodas culturais, como dança e samba de roda (maculelê e capoeira), filmes educativos de combate ao racismo e à violência doméstica.

Em Campo Grande, zona oeste do Rio, a Clínica da Família Dr. Mário Vitor de Assis Pacheco programou palestras também para os dias 29, 30 e 31 - de quarta a sexta-feira - nas salas de espera, com dicas e orientações nutricionais, avaliações médicas e atividades especiais para idosos.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati